sábado, 30 de julho de 2016

Evento de Extensão

O Evento de Extensão Literatura e sociedade no teatro do coletivo Alfenim: em torno do projeto cênico de Memórias de um cão tem o intuito de oferecer aos interessados a oportunidade de contato com a obra de grupos teatrais importantes no cenário nacional, especialmente do teatro dialético, e de fomentar o debate acerca de questões muito produtivas entre literatura narrativa e teatro, por meio de conferências, mesa-redonda e da apresentação teatral da peça Memórias de um cão, do coletivo Alfenim, uma vez que a peça parte de uma adaptação do romance Quincas Borba, de Machado de Assis, autor central para a discussão sobre o papel social da arte em termos tanto estéticos quanto políticos.

O Coletivo de Teatro Alfenim tem seu início em meados de 2007 e instala-se num contexto de retomada da tradição do teatro político inerente ao movimento teatral dos anos 50 e 60. Figurações brasileiras, seu projeto atual, tem por objetivo o desmascaramento de um complexo sistema de dominação classista e a exposição das contradições da sociedade brasileira. Em Quebra-quilos, materializam isso dando expressão estética a um fato histórico da Paraíba, ainda pouco estudado, que foi a passagem do modelo de medidas local para aqueles da metrópole - quilos, litros etc - e, além disso, o aumento dos tributos sobre o comércio e sua cobrança mais efetiva. Esse quadro gerou vários pontos de choque entre as forças da colônia e os cidadãos prejudicados por tal medida. Depois disso já deram expressão cênica à crítica da ditadura civil-militar brasileira (Milagre Brasileiro), bem como fizeram uma discussão teórico-prática sobre o conceito de mais-valia e a exploração do capital, em O Deus da Fortuna.


Desse modo, o projeto em questão dá continuidade também aos Eventos de Extensão: Teatro brasileiro em questão: crítica, teoria e prática (2012), A atualidade do teatro no Brasil: articulações entre cena e crítica (2011), O teatro dialético da Cia do Latão: história, texto e cena (2013), O teatro dialético do coletivo de teatro Alfenim: história, texto e cena (2013) e Teatro Cont(r)a: aproximações entre teatro e política numa perspectiva dialética (2014).

Nenhum comentário:

Postar um comentário